Eucalyptus grandis
Espécie: Eucalyptus grandis Hill ex Maiden
Família: Myrtaceae
Porte: Árvore muito alta 45 a 55 m de altura.
Descrição botânica: Tronco pouco áspero com cascas lisas de cor branca, prateada ou, às vezes, esverdeada facilmente descascável. Folhas adultas alternas, lanceoladas com aproximadamente 15 cm de comprimento por 3 cm de largura, verdes no topo e verde pálido na base, ligeiramente ondulada e com uma ponta longa. Inflorescência axilar e simples, flores com pedúnculos achatados, com 1,8 cm de comprimento aproximadamente, os gomos possuem uma florescência azulada. Frutos ou sementes em várias cápsulas com cabos curtos de formato cônico com o aro ligeiramente afinado, fino com aproximadamente 8 mm de comprimento por 6 mm de diâmetro.
Área de ocorrência: A maior e principal área é ao redor de Newcastle (NSW) e em direção ao norte ao redor de Bundaberg (QLD) (latitude 25 a 33o S). Pequenos povoamentos ocorrem a Oeste de Mackay na parte central de Queensland (lat 21o S). A terceira população ocorre ao Nordeste de Townsville para o Oeste de Bloomfield no norte de Queensland (16 a 19o S). A altitude varia desde o nível do mar até 600 m na maioria das populações, e de 500 a 1100 m nas áreas do Norte.
Clima de ocorrência: O clima é principalmente quente e úmido. A temperatura máxima do mês mais quente esta entre 24 e 30o C; e a mínima do mês mais frio de 3 a 8o C. Nas populações do Norte estas temperaturas são respectivamente 29 a 32o C e 10 a 17o C. A precipitação esta entre 1000 e 3500 mm nas áreas costeiras, com predomínio no verão; e de 1000 a 1750 mm nas áreas centrais, também com predomínio no verão.
Características da madeira: A madeira de E. grandis é rosa levemente marrom avermelhadoleve e fácil de ser trabalhada.
Suscetibilidade ou resistência a pragas: Quando muda possui suscetibilidade a anelamento da haste, mancha de bactéria, mancha foliar e canela-preta de Cylindrocladium, ódio do eucalipto, mancha de Hainesia. Quando em condições de campo a suscetibilidade é a ferrugem do campo, mancha de Cylindrocladium, mancha de bactéria, mancha de Phaeophleospora, mancha de Aulagraphina, mancha de Mycosphaerella, mancha de Crytosporiopsis, murcha de Ralstonia, murcha “die-back” e cancro causado por Ceratocystis, cancro de Coniothyrium, cancro de Cytospora, cancro de Botryosphaeria.
Usos: Utilizada intensivamente, na Austrália e na república Sul Africana, como madeira de construção, quando oriunda de plantações de ciclo longo. A madeira produzida em ciclos curtos é utilizada para caixotaria. Normalmente a madeira oriunda de árvores com rápido crescimento, apresenta problemas de empenamento, contrações e rachaduras quando do desdôbro. Plantações, convenientemente manejadas, podem produzir madeira excelente para serraria e laminação. É a principal fonte de matéria prima para celulose e papel do Estado de São Paulo.